Sindicomércio assina convenções coletivas com sindicatos de comerciários de Pato Branco e Francisco Beltrão

As CCTs estabelecem os novos pisos salariais para 36 municípios da região Sudoeste
Antônio Menegatti - assessoria de imprensa do Sindicomércio
Publicado em: 24 de novembro de 2017

Os presidentes do Sindicomércio (Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região), Ulisses Piva, e dos sindicatos dos empregados no comércio varejista de Pato Branco (SECPB), João Maria Luiz Carneiro, e de Francisco Beltrão (SECFB), Juceli Pacífico, assinaram, nesta sexta-feira (24), as novas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) para o setor. Os documentos têm vigência de 1º de junho de 2017 a 31 de maio de 2018 e regem a relação entre empresários e empregados nas atividades representadas pelo Sindicomércio nos 36 municípios sudoestinos que fazem parte da base territorial dos sindicatos (confira a relação no final do texto).

Com as novas CCTs, o salário mensal que abrange a grande maioria dos funcionários será de R$ 1.282,00. Os valores negociados são válidos a partir do dia 1º de junho passado e devem ser pagos de forma retroativa aos comerciários, junto com o pagamento dos salários do mês de novembro de 2017.

As Convenções Coletivas de Trabalho estão sendo registradas no Ministério do Trabalho e Emprego e, em breve, estará disponível para consulta na seção Convenções Coletivas na página do Sindicomércio na internet (www.sindicomercio.org.br).

Novos pisos salariais do comércio
R$ 1.160,00 - Empregados de copa, cozinha, limpeza, portaria e guarda, e contínuos.
R$ 1.282,00 - Demais empregados no comércio.
R$ 937,00 - Empregados no período de experiência (três meses).
R$ 1.310,00 - Piso para os vendedores comissionados depois do período de experiência.

Base territorial
As novas CCTs abrangem os trabalhadores no comércio varejista de 36 cidades da região Sudoeste: Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Itapejara D'Oeste, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, São João e Vitorino, da área de abrangência do SECPB; e também Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Pérola D'Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel D'Oeste, Santo Antonio do Sudoeste, São Jorge D'Oeste e Verê, representadas pelo SECFB.